O cansaço ou falta de ar aos esforços também chamada de dispnéia é a via final comum de muitas doenças cardíacas. Ocorre normalmente quando a doença provocou alterações do tamanho e/ou função do coração, que não se consegue ejetar o sangue de modo a atender a demanda de todo nosso corpo.
O diagnóstico preciso deve ser buscado e o tratamento instituído prontamente com o objetivo de restaurar a plena funcionalidade do órgão, do contrário, essas alterações podem ser permanentes afetando a quantidade e qualidade de vida do paciente.
O cansaço proveniente da perda de função do coração é chamado de insuficiência cardíaca e tem como sintomas a falta de ar progressiva que se inicia ao grandes esforços podendo evoluir para dispneia em repouso e é também associado a acumulo de liquido nos membros inferiores (edema) e pulmão (congestão pulmonar).
As principais causas são doença isquêmica do coração (infarto) além de hipertensão, miocardiopatias (doenças primárias do musculo cardíaco), cardiopatia periparto, alcoolica, chagas entre outras.